A rã-touro nascida com seis patas possui dois dos membros adicionais localizados junto com a pata direita
|
20 de dezembro de 2007
Foto: Universidade de Uberaba/Divulgação
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte
Brasil
Uma rã-touro nascida recentemente com seis patas foi apresentada nesta quarta-feira pela Universidade de Uberaba (MG). O animal, da espécie Rana catasbeiana, possui os dois membros adicionais localizados junto com a pata direita.
Segundo o professor Cláudio Yudi Kanayama, do curso de Medicina Veterinária da instituição, a anomalia pode ter sido causada por defeitos genéticos do animal, ou até mesmo, por fatores ambientais, como agentes infecciosos, radiação, baixa temperatura e agentes químicos.
Kanayama explicou que o defeito teria sido gerado enquanto a rã era apenas um girino, a fase aquática de desenvolvimento dessa espécie. O professor informou que recentes pesquisas indicam que um terço dos anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção em razão da invasão de seu habitat, poluição das águas, doenças infecciosas e maior exposição aos raios ultravioleta.
As rãs, que integram a mesma família que os sapos e as salamandras, são animais de pele fina, úmida e muito permeável. Alimentam-se geralmente de insetos e habitam regiões pantanosas. Devido a sua fisiologia, elas estão mais expostas às mudanças ambientais que podem interferir no desenvolvimento embriológico durante a fase de reprodução.